Operação “Boas Festas 2025” reforça segurança em Mato Grosso do Sul e intensifica patrulhamento em áreas comerciais
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul inicia, a partir do dia 3 de dezembro, a tradicional Operação Boas Festas 2025, com reforço no policiamento em todo o Estado. A ação segue até 4 de janeiro de 2026 e tem como objetivo garantir mais segurança para a população durante o período de compras natalinas, férias escolares e viagens de fim de ano.
Com o aumento natural da movimentação em áreas comerciais e espaços públicos, a PMMS vai colocar mais equipes nas ruas — seja com patrulhamento a pé, em motos, viaturas, unidades especializadas e ações de trânsito. A expectativa é reduzir crimes contra o patrimônio e diminuir ocorrências de acidentes, especialmente nas regiões metropolitanas e corredores de comércio.
Campo Grande recebe atenção especial
Na Capital, o quadrilátero central terá reforço significativo. A região vai sediar dois importantes eventos natalinos: a Vila do Natal, na Praça Ary Coelho, e a arena circense da programação de fim de ano na Praça do Rádio Clube. Ambos devem atrair grande público todos os dias até as 23h.
O 1º Batalhão, responsável pela área central, será o mais demandado durante o período. As demais áreas da cidade terão monitoramento proporcional ao fluxo de pessoas, densidade populacional e pontos críticos já identificados pelas equipes de segurança.
Comércio em horário especial
Com o início do horário estendido do comércio — que passa a funcionar até as 20h a partir de 8 de dezembro e, posteriormente, até as 22h — a PM prevê maior concentração de rondas e blitzes na região central e nos bairros com maior movimento.
A Polícia também reforça a importância de cuidados pessoais e atenção redobrada com objetos pessoais, além de recomendação aos moradores que vão viajar: avisar vizinhos de confiança e reforçar fechaduras e sistemas de segurança.
Apoio dos lojistas
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL) endossou o plano e promoverá uma campanha incentivando empresários a oferecer apoio logístico aos policiais. A expectativa é de que o movimento nas lojas seja significativamente maior do que no ano passado.
Prevenção no trânsito
Além do policiamento ostensivo, a operação terá foco na redução de mortes no trânsito. A PMMS deve ampliar as ações da “Lei Seca”, fiscalizar motoristas sob efeito de álcool e promover campanhas educativas, principalmente nos finais de semana prolongados.
Final de ano mais seguro para todos
Com reforço de efetivo, integração com o comércio e planejamento estratégico, a Operação Boas Festas 2025 pretende proporcionar um fim de ano mais tranquilo para famílias que irão às compras, participar de eventos natalinos ou viajar pelo Mato Grosso do Sul.
