DestaqueGeralNoticias

Camila Jara pede ação urgente do governo federal após novo episódio de violência em conflito indígena em MS

Deputada afirma que crianças e jovens estão entre as vítimas e cobra criação imediata de grupo interministerial para solucionar a crise fundiária no Estado.

A manhã deste domingo (16) começou marcada por novas cenas de violência envolvendo conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. Segundo a deputada federal Camila Jara (PT-MS), que publicou um vídeo nas redes sociais denunciando a escalada da crise, o Estado enfrenta mais um episódio trágico decorrente de disputas territoriais que se arrastam há décadas.

No vídeo, a parlamentar lamenta que o domingo “não será de descanso e nem de paz para quem se preocupa com a vida do próximo” e afirma que não é possível normalizar a rotina de conflitos entre comunidades indígenas e produtores rurais. Para ela, a situação atingiu um ponto insustentável.

“Nós não podemos normalizar os conflitos indígenas. Os conflitos por disputas de território em Mato Grosso do Sul se acirraram e vêm escalando lentamente até terminarem com desfecho trágico, como vemos hoje. São crianças feridas, são jovens feridos que estão perdendo sua vida.”, disse.

As imagens compartilhadas pela deputada mostram pessoas feridas após confrontos ocorridos durante a madrugada deste domingo. Segundo Camila Jara, uma nova morte foi registrada, agravando ainda mais o cenário de tensão na região.

A parlamentar também afirmou que está acionando todos os ministérios responsáveis do governo federal para a criação urgente de um Grupo de Trabalho (GT) interministerial capaz de atuar diretamente na solução definitiva dos conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul.

“Nós estamos acionando todos os ministérios responsáveis do governo federal para que a gente crie um GT interministerial para solucionar de vez os conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. Nós não podemos aceitar a escalada do conflito.”

Camila concluiu reforçando a necessidade de avançar com políticas fundiárias que encerram o ciclo de violência no Estado:

“Demarcação, já!”

Os episódios de violência envolvendo terras indígenas têm se tornado recorrentes em Mato Grosso do Sul, estado que há décadas enfrenta impasses sobre demarcações e disputas agrárias. Lideranças indígenas e órgãos públicos ainda aguardam informações oficiais sobre a ocorrência registrada neste fim de semana.

Veja o víedo a abaixo

Deputada federal Camila Jara (PT-MS), que publicou um vídeo nas redes sociais denunciando a escalada da crise.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *